terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Queime Depois de Ler"

Depois de atingir a consagração mundial com “Onde os Fracos Não Tem Vez” (No Country for Old Men, 2007), os irmãos Ethan e Joel Coen retornam às suas origens e realizam uma comédia recheada de humor negro, acidez, ironia e violência. “Queime Depois de Ler” (Burn After Reading, 2008) é uma grande sátira dos filmes de espionagem e coloca galãs de Hollywood como Brad Pitt e George Clooney em papéis ridículos fazendo o espectador rir de situações esdrúxulas. E, até mesmo, rir de si mesmo através de um processo de identificação com as situações bizarras vivenciadas pelos diferentes personagens. O longa dos irmãos Coen é extremamente sarcástico e tira sarro da moralidade fajuta e hipocrisia que impregna a sociedade americana. O elenco inspirado e numa sintonia perfeita garante boas gargalhadas e divertimento de qualidade. A química entre os atores é tão boa que não dá pra saber quem está melhor em cena. “Queime Depois de Ler” é acima de tudo um filme para não ser levado muito a sério. A trama começa quando o agente da CIA, Osbourne Cox (John Malkovich), é demitido da sua unidade por causa de seu “problema com bebida”. Irado, Cox não aceita o cargo burocrático em outro setor que lhe é oferecido e se desliga da CIA. Disposto a se vingar, o agora ex-agente resolve escrever um livro com as suas memórias e assim fazer revelações que podem comprometer a Agência de Inteligência norte-americana. Quando Cox conta à sua esposa Katie (Tilda Swinton) sobre seus novos planos, ela finalmente resolve se divorciar do marido para ficar com o segurança do governo Harry Pfarrer (George Clooney), um sujeito canastrão que se gaba de nunca ter precisado disparar um tiro em 20 anos de profissão. Com a intenção de analisar todo o patrimônio de Cox antes de entrar com o pedido de divórcio, Katie rouba arquivos do computador pessoal do ex-agente para que seu advogado avalie o material durante a separação. Porém, acidentalmente, o CD cai nas mãos de dois funcionários de uma academia de ginástica no subúrbio. Julgando se tratar de arquivos confidenciais e importantíssimos da CIA, Linda Litzke (Francis McDormand) encara o CD como a oportunidade perfeita para finalmente conseguir fazer as cirurgias plásticas que tanto deseja, mas que até agora não foi possível por questões financeiras. Linda elabora um plano para chantagear Cox junto com ajuda do instrutor de ginástica Chad Feldheimer (Brad Pitt). Neste momento se inicia um processo de paranóia coletiva e conspiração sobre absolutamente nada. Os personagens começam a se cruzar de diferentes e tortuosas maneiras, contribuindo para uma confusão ainda maior. “Queime Depois de Ler” brinca com o fato do quão ridículo e idiota podem ser os seres humanos e ironiza o tempo todo os estereótipos que estão presentes ao nosso redor. E deixa claro que o importante é não perder o bom humor, mesmo diante de tantas bizarrices.


Por Gabriel Von Borell



Ficha Técnica
Título Original: Burn After Reading
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Inglaterra / França): 2008
Site Oficial: www.burnafterreading.com
Estúdio: Working Title Films / Studio Canal / Relativity Media / Mike Zoss Productions
Distribuição: Focus Features / Paramount Pictures / UIP
Direção: Joel Coen e Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen e Ethan Coen
Produção: Tim Bevan, Ethan Coen, Joel Coen e Eric Fellner
Música: Carter Burwell
Fotografia: Emmanuel Lubezki
Desenho de Produção: Jess Gonchor
Direção de Arte: David Swayze
Figurino: Mary Zophres
Edição: Joel Coen e Ethan Coen
Efeitos Especiais: Brainstorm Digital / Big Film Design


Elenco
George Clooney (Harry Pfarrer)
Frances McDormand (Linda Litzke)
John Malkovich (Osbourne Cox)
Tilda Swinton (Katie Cox)
Brad Pitt (Chad Feldheimer)
Richard Jenkins (Ted Treffon)
Elizabeth Marvel (Sandy Pfarrer)
Olek Krupa (Krapotkin)
Michael Countryman (Alan)
Hamilton Clancy (Peck)
Armand Schultz (Olson)
Brian O'Neill (Hal)
David Rasche (Oficial da CIA)
J.K. Simmons (Superior da CIA)
Dermott Mulroney (Astro de "Coming Up Baby")

12 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog viu..adoro saber sobre filmes. Sou viciado por filmes.
    Já sou um seguidor do seu blog.


    Vou te linkar aos meus favoritos.

    abraços

    Hugo

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, seria um estilo de "Todo mundo em Pânico"??

    Pela sua descrição o filme deve ser muita comédia mesmo.

    Tava sumido heim
    abraços
    boa semana

    ResponderExcluir
  3. opaa
    apesar de um final nao tao legal
    a atuaçao de john, brad e george esta fantastica hehehe

    http://publicandobr.blogspot.com/2009/08/coca-cola-em-dr-fantastico.html

    post sobre publicidade da coca em dr strangelove

    ResponderExcluir
  4. Olá gabriel

    Não sei te dizer, mas desde a primeira vez que li sobre este filme em um folheto da blockbuster não me interessei muito. Acho que talvez pela dupla dinâmica (Brad Pitt e George Clooney). Já li outros comentários positivos, assim como o seu, então quer dizer que o filme não é ruim.
    Um dia eu assisto e depois digo se me surpreendeu ou não.

    Abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Este filme é a cara do cinema dos Irmãos Cohen, sua especialidade. Personagens bizarros numa história tão estranha quanto e daí aparece a graça e o riso diante de tantos erros.
    Um grande filme.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. gabriel, ótima crítica, quero muito ver esse filme. assim como você, também sou apaixonado por cinema e música. no meu blog eu falo de vários assuntos, sendo que filmes é um deles. dê uma lida lá depois, inclusive tenho separado por temas só o que falei a respeito de cinema.

    parabéns pelo blog! vou seguir!

    ResponderExcluir
  7. Um ótimo filme mesmo, gosto dos Coen fazendo esse tipo de comédia (não que eu não tenha ADORADO Onde os fracos não têm vez)... Eu gosto qusndo vejo pessoas que gostam desse filme, aí vejo que não sou o único, rs...

    ResponderExcluir
  8. Putz, estilo Todo Mundo em Pânico é pra matar o cinema dos Coen. Rafael, não tem nada disso, é um outro tipo de humor. Sarcástico, crítico, fino, negro, inteligente.

    ResponderExcluir
  9. É um belo filme. Mas nunca consegui escrever uma opinião dele, não entendo porque. Talvez eu deva rever e rir de novo ;D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o conteúdo do teu blog, parabéns!
    Gostei muito de tudo o que li por aqui...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tem selo pra você lá no blog. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Acho esse aí bem fraquinho quando quem está por trás da direção são os Coen. Ou seja, não é que seja ruim, mas podia ser beeeeeeeeem melhor! E o Brad Pitt rouba a cena!

    Abs!

    ResponderExcluir